Você já ouviu falar sobre o conceito de moda sustentável? Essa tendência, que tem ganhado cada vez mais força na última década, tem transformado a forma como grandes marcas pensam e desenvolvem seus produtos. Aplicada desde a produção de blusas e sapatos a bolsas e cintos, por exemplo, a moda sustentável tem funcionado como um direcionador de mercado.
Estudos indicam que é esperado que a sustentabilidade seja um fator decisivo de compra para os próximos anos. Com a popularização de estilos de vida mais naturais, como o veganismo e a homeopatia, os consumidores se preocupam cada vez mais com o processo de produção de seus produtos.
Afinal, sabemos muito bem que todo processo de produção causa sérios impactos no meio ambiente e em nossa sociedade. Por isso, o uso abusivo de recursos naturais, assim como o descarte excessivo de materiais, podem trazer sérios prejuízos a longo prazo.
Quer saber mais sobre a moda sustentável e como você pode aderir a esse movimento? Então continue lendo este conteúdo e confira!
O que é moda sustentável?
A moda sustentável consiste na produção de artigos de moda, como peças de roupa, sapatos e acessórios, utilizando-se de matéria-prima sustentável e evitando o desperdício em seu processo produtivo. Além disso, também faz parte da sustentabilidade na moda uma distribuição consciente e o incentivo à reutilização das peças.
De uma forma bem simples, a preocupação com os efeitos causados no meio ambiente deve direcionar cada decisão da marca. Logo na primeira etapa, no design das peças, os materiais utilizados para a produção, formas de uso e lavagem devem ser considerados.
Após a produção, utilizando o mínimo possível de materiais e recursos naturais, a distribuição da fábrica para o lojista também deve ser inteligente e bem pensada. Isso porque mesmo durante o transporte, péssimos hábitos podem resultar em prejuízos ambientais e sociais.
E, durante a comercialização, o conceito deve seguir direcionando cada passo. Por exemplo, na escolha da embalagem, da sacola, do certificado de garantia etc.
Então, é possível que uma peça de roupa seja sustentável do começo ao fim? Com toda a certeza.
Moda sustentável é mais cara?
Nossa resposta pode causar uma certa confusão inicialmente. No entanto, podemos dizer que “sim” e “não”. Na verdade, tudo depende muito do ponto de vista e do que você considera “caro”.
Isso porque as peças sustentáveis podem ter um custo maior, se comparadas às demais peças produzidas e vendidas por marcas que não aderem à essa prática. No entanto, não devemos apenas analisar o custo final do produto de forma isolada, mas sim em um contexto que faça sentido para todo mundo.
Quando falamos sobre pijamas femininos sustentáveis, por exemplo, em comparação aos que não são, naturalmente a primeira opção parecerá mais cara. Isso porque estamos comparando dois preços diferentes em uma vitrine de loja. Mas se pensarmos um pouco mais sobre o processo de produção e comercialização daquele produto, a história se transforma.
É muito mais prático (e barato!) para as fábricas produzirem produtos em massa, com matéria-prima disponível e usando as técnicas já conhecidas. O resultado pode até ser uma roupa muito bonita e com um preço “justo”, mas e os prejuízos causados ao meio ambiente nesse período?
Quando falamos sobre moda sustentável, precisamos ser criativos. Ou seja, não dá para fazer tudo como sempre foi feito. Precisamos de novas alternativas que não sejam tão agressivas ou consumam tantos recursos naturais. Todo esse estudo, pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas geram custos.
Não é um processo barato.
Então por que vale a pena investir em moda sustentável?
Você sabia que cerca de 20% da poluição da água no mundo vem das más práticas na indústria da moda? De acordo com o jornal Estadão, a indústria da moda também é responsável por quase 10% da emissão de gás carbônico.
Isso significa que, sem perceber, temos contribuído e ainda investido na degradação do nosso próprio ecossistema. É um resultado assustador e que nos chama muita atenção!
E aqui nem estamos falando sobre os números relacionados à matéria-prima, geração de lixo e exploração de trabalho nas grandes fábricas. O problema é muito maior do que imaginamos.
Então, quando optamos por consumir produtos produzidos a partir do conceito de moda sustentável, estamos pagando mais por um produto que, a longo prazo, reduzirá a poluição, o consumo de materiais, a geração de lixo e ainda gerará empregos e uma sociedade mais consciente.
Nossos produtos Ludka Homewear são sustentáveis
Você sabia que todos os nossos produtos, desde os pijamas femininos até os acessórios são sustentáveis? Isso porque todas as nossas peças são produzidas com tecidos de fibras naturais e orgânicas. Além disso, todas as sobras de tecidos e retalhos de cada corte são reutilizados para a produção de nossos acessórios.
Essa é a nossa forma de contribuir, com muita responsabilidade, para a redução no impacto agressivo ao meio ambiente.
Quer conhecer nossos produtos sustentáveis e uma nova forma de se vestir? Acesse nossa loja e confira!
Leia também: Pijama na rua: dicas de como usar
Alguma mamãe de plantão por aí?
Se você é mamãe de primeira viagem ou conhece alguém que está passando por essa incrível experiência da maternidade, temos um recado para você: nosso e-book sobre dicas para o momento da amamentação já está disponível para download gratuito. Confira!