importância do sono para a saúde

Você sabe a importância do sono para a saúde? Confira!

28/01/2022

Você já parou para pensar sobre o seu sono? Literalmente sobre o que acontece com o seu corpo quando você está dormindo? Além daquele momento em que o médico e o nutricionista perguntam, quantas vezes você realmente parou para refletir sobre a qualidade e importância do sono para a saúde?

Já faz um tempo, não é? No entanto, podemos apostar que você já usou o sono ou “não dormir direito” como desculpa ou justificativa para alguma dor de cabeça, mal-estar, baixa produtividade ou irritação nos últimos meses.

Isso só pode significar uma coisa: você até sabe que dormir é muito importante para a manutenção da sua saúde, no entanto, podemos apostar também que você sempre deixa o sono em segundo plano. E como sabemos disso? Bom, a quantidade cada vez maior de tarefas no dia a dia e a jornada dupla da maioria das mulheres não deixam muito espaço para alguns “luxos”, como dormir, por exemplo. Certo?

Errado. Quer dizer, é certo o que afirmamos, mas essa escolha de substituir o sono por todas as demais responsabilidades é muito prejudicial para a sua própria saúde e produtividade. Afinal, quanto menos você dorme, maiores são as chances de ficar doente e menos descansados estarão mente e corpo, ou seja, menos produtiva você será em tudo o que fizer.

Então, se pensarmos assim, qual é o sentido de sacrificar nossas sagradas horas de sono? A resposta é bem simples: talvez não entendamos exatamente qual a real importância do sono para a saúde.

Quer saber mais? Confira neste conteúdo todos os motivos para dormir mais cedo e priorizar o descanso do seu corpo e mente a partir de agora.

Entenda a importância do sono para a saúde: por que devemos dormir mais?

Antes de entendermos um pouco mais sobre a importância do sono para a saúde, precisamos entender o que é o sono e o que acontece com o nosso corpo e mente enquanto dormimos. Afinal, é um hábito que temos desde os primeiros dias de vida, se tornando cada vez menos necessário conforme ficamos mais velhos, porém não menos importante.

O sono nada mais é do que, como concordado pelos autores referência no assunto, um estado fisiológico, comportamental e de consciência, caracterizado pela redução da atividade motora (DEMENT, 2011) e percepção do ambiente externo. Ou seja, podemos chamar de sono o período em que nosso corpo desacelera e nossa mente “desliga” por um tempo.

E é claro que existem vários estágios de sono, variando de acordo com o quadro clínico de cada pessoa, seus hábitos do dia a dia, uso de medicamentos específicos e, é claro, as condições do ambiente preparado para o sono. Afinal, uma pessoa em um ambiente silencioso e escuro dormirá muito melhor que alguém em um ambiente iluminado e barulhento.

Então, comece a prestar mais atenção na qualidade do seu sono. Será que você tem dormido de forma correta? Perceba se há períodos em que você se sente mais descansada e disposta depois de uma longa noite de sono.

O que acontece no nosso corpo enquanto dormimos?

Se você é capaz de sonhar enquanto dorme ou não, um fato é que, se estiver realmente dormindo, é muito possível que esteja alheia a tudo que acontece ao seu redor. Talvez perceba que alguns sons ambientes começam a fazer parte dos seus sonhos, como uma campainha ou telefone tocando. Mas mesmo que seu cérebro identifique esses sons e que você, de fato, os ouça em seus sonhos, você continua sem ter muita noção do que acontece no mundo lá fora.

É super comum e você não precisa se preocupar. Isso só quer dizer que seu sono é um pouco mais pesado e que talvez você tenha mais dificuldade para acordar com o despertador.

No entanto, caso você perceba que o sono pesado demais tem interferido na sua rotina, recomendamos que procure ajuda médica. Afinal, quase todo mundo depende do despertador ou outro método para despertar e manter a rotina em dia, não é?

Todavia, em casos extremamente opostos, como aqueles em que as pessoas têm sono leve demais, isso também se torna um problema. Isso porque, nesses casos, seu corpo não descansa de verdade e você vive como se nunca tivesse uma noite completa de sono.

Mas se você já parou para pensar no que acontece com seu corpo enquanto você dorme, temos aqui algumas informações importantes:

  • Seu ritmo cardíaco diminui;
  • Sua respiração também se acalma e se torna mais ritmada;
  • Seus músculos relaxam e você tendem a ficar mais tempo parada;
  • O corpo produz hormônios muito importantes;
  • Seu sistema imunológico é reforçado;
  • Inicia-se o processo de cicatrização e regeneração de tecidos;
  • Seu cérebro começa a trabalhar registrando tudo o que você aprendeu de novo naquele dia.

E mais uma série de mudanças e reações que ocorrem enquanto tiramos aquela “sonequinha”.

Ah, e sua temperatura corporal também pode cair até 10%. Então leve isso em consideração também na hora de preparar o local.

E o que acontece com quem não dorme?

É claro que aqui estamos falando sobre pessoas que passam muitas horas seguidas sem dormir, às vezes até mesmo dias. No entanto, mesmo quem dorme todos os dias, porém poucas horas ou com sono interrompido diversas vezes, pode sofrer com os efeitos da falta de sono.

O primeiro ponto é o sistema imunológico, visto que seu reforço acontece durante o sono. Então, quando dormimos pouco ou mal, é muito provável que, em pouco tempo, comecemos a perceber o desenvolvimento de problemas de saúde, a contaminação frequente por vírus e bactérias e até mesmo doenças crônicas.

Se você se machucar ou praticar qualquer tipo de atividade física mais severa, perceberá que a cicatrização se tornará muito mais lenta e que as dores musculares serão frequentes. Isso porque é durante o sono que nosso corpo se recupera da maior parte das lesões.

Seu cérebro e todo o sistema nervoso também serão gravemente prejudicados. A começar pelos picos de estresse, ansiedade e a falta de memória. Seus reflexos e atenção também serão reduzidos, sua capacidade de concentração será comprometida e você terá uma dificuldade muito maior para entender coisas bem simples.

Ou seja, seu corpo será extremamente frágil e sua mente se tornará um caos. Tudo pela falta de algumas boas horas de sono.

Qual a importância do sono para a saúde?

Podemos dizer, com segurança, que assim como o alimento e a água são fundamentais para manter nosso corpo funcionando, o sono é um regulador da boa saúde.

Uma boa noite de sono nos dá a disposição necessária para encarar todas as tarefas do dia, melhora nosso humor, nossa memória e aprendizado e ainda ajuda a combater o estresse, ansiedade e depressão. Além disso, mantém nosso sistema imunológico reforçado, ajuda no combate a doenças e na recuperação de lesões e auxilia na saúde da pele, cabelos e unhas.

Já deu para entender que uma boa noite de sono também é o segredo para uma beleza natural, não é? Então o que está esperando? Finalize suas tarefas, deixe o celular de lado por algum tempo, tome um chá relaxante, separe seus pijamas e aproveite uma boa e restauradora noite de sono.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância do sono para a saúde? Então leia também: Dicas essenciais para uma boa noite de sono

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *