Finalmente a nossa época favorita do ano chegou: o Natal já está quase aí. E nada melhor do que aproveitar esta data com quem a gente mais ama. Afinal, Natal é sobre isso, né? Um momento para celebrar o amor, a amizade e os laços familiares.
É só falar em Natal que já nos vem à mente mesas decoradas e repletas de comidas deliciosas, luzes de todas as cores, a árvore toda enfeitada, a pilha de presentes… Mas o Natal é muito mais do que apenas essas coisas. Na verdade, podemos dizer que o Natal é muito mais simples do que se imagina. Basta termos ao nosso lado pessoas especiais!
Se neste ano, que foi tão atípico e que ainda segue algumas restrições, você está sem ideia de como curtir o Natal em família, não se preocupe! Nós trouxemos uma listinha de ideias bem legais para tornar este o ano mais memorável de todos e se divertir muito junto a quem mais amamos.
Quer saber todos os detalhes? Confira abaixo!
Dicas incríveis para curtir o Natal em família
Há muitos séculos a véspera de Natal tem sido considerada tão importante quanto o próprio dia de Natal. Isso porque, segundo algumas tradições religiosas, logo após o pôr do sol, já pode ser considerado e celebrado o dia seguinte.
Então, para os festeiros de plantão e apaixonados pelo Natal, é possível iniciar as comemorações já no dia 24. Portanto, se você está planejando algum evento ou quer seguir algumas das nossas dicas abaixo, é melhor apressar o passo. Vamos lá?
Viagens para locais turísticos
Quem nunca sonhou em passar um Natal tipicamente europeu, em meio à neve, coral de rua, uma lareira bem quentinha e um chocolate quente? Isso porque é essa a primeira imagem que temos do Natal logo na infância, por meio de filmes, séries e desenhos animados.
No entanto, sabemos que aqui no Brasil o ritmo é bem diferente. Com um Natal bem no verão, fica quase impossível ficar muito tempo enfurnada dentro de casa, né? Então além das festas e ceias ao ar livre, uma dica é aproveitar o feriado para viajar.
E não para qualquer lugar, viu? Algumas cidades, neste período do ano, capricham bastante na decoração. Tanto que, às vezes, parece que estamos realmente imersos em um universo todo natalino. É muito lindo e com certeza uma diversão para toda a família.
É claro que é muito importante deixar uma casa ou hotel reservados com bastante antecedência, visto que esses locais são bem movimentados. Mas que tal tentar a sorte? Talvez ainda dê tempo.
Cozinhar comidas típicas de Natal
O Natal sempre foi bem conhecido também pela variedade de receitas e comidas típicas. Afinal, toda família tem um cozinheiro oficial de fim de ano, né? Mas que tal mudar um pouco a rotina e tornar esse um momento em família?
Basta reservar um tempinho para pegar algumas receitas natalinas na internet, selecionar as preferidas, encarar um pouquinho a fila do mercado (ou selecionar receitas de acordo com o que já tem em casa) e pronto! Vocês já têm um programa super bacana para o dia!
Cozinhar, depois, é a parte menos trabalhosa. Até porque o objetivo é que seja um momento bem divertido! Separe tarefas, como deixar alguém responsável por picar a comida, outro pelos molhos e outro para montar os pratos. Ou cada um pode ficar responsável por uma parte: alguém nas entradas, alguém no prato principal e a sobremesa com uma terceira parte.
Ao final de tudo, sentar-se à mesa com as pessoas mais queridas e degustar uma refeição preparada com tanto carinho e união será a melhor parte do dia.
Ah, e não se esqueçam da equipe que ficará responsável por lavar a louça, hein? Que tal tirar a sorte no pedra, papel, tesoura?
Maratonar filmes de Natal
Assim que passa o Halloween, em outubro, já começamos a receber uma infinidade de sugestões de filmes natalinos. E não apenas nos streamings, mas também nos canais de TV e nas bilheterias dos cinemas. As mídias sociais ficam repletas de indicações e, podemos confessar, nem sempre resistimos.
Afinal, mesmo não se afastando muito daquele padrão de filme de Natal, somos verdadeiramente conquistados pelas histórias mais malucas e com os finais mais felizes. Não dá pra fugir muito do tema: a decoração mais bonita, amigos e familiares reunidos, uma situação-problema e a solução que sempre vem do amor e da amizade entre eles.
No entanto, tem filme de Natal para todo mundo! Tem Natal na cidade grande, na pousada do interior, nas fazendas, no escritório, na família peculiar, entre amigos, em desenho animado, em vários idiomas… O que não falta é opção de longas para ver em família e se divertir.
Ah, e é claro, se estiver esperando uma recomendação, os de romance e comédia são os nossos favoritos!
Então o que acha de reunir a família na sala, todo mundo de pijama combinando e dar o play no filme escolhido (depois de muita discussão, claro, porque família é assim mesmo)?
Jogos em família
Quem nunca perdeu uma amizade depois de levar aquela carta +4 jogando Uno? Mas já que estamos falando sobre Natal, um clima de perdão e reconciliações, este é o momento ideal para reunir toda a família para os jogos.
Há uma enorme variedade de jogos que podem ser feitos em família, como os jogos de cartas, de tabuleiro, de mímicas, de danças e até alguns mais esportivos, caso tenha espaço. O importante é que todo mundo participe, que as regras sejam justas e todos se divirtam.
Vocês podem se dividir em dois grupos, trios ou mesmo duplas. Dessa forma, além da diversão proporcionada pela atividade, esse se torna um excelente momento para fortalecer os laços familiares.
Ação solidária
Estamos aqui falando sobre curtir o Natal em família, mas precisamos nos lembrar daqueles que não tem tantos motivos para “curtir” neste fim de ano, ou estão em situação de vulnerabilidade.
Infelizmente, nem todas as famílias têm condições de trocar presentes, perderam pessoas importantes no último ano e estão sozinhas, não têm o que comer ou o que vestir no Natal, ou mesmo têm um teto sobre suas cabeças. Parece bem injusto que nem todos sejam tocados pela magia do Natal, não é?
Então, que tal você e sua família pensarem em alguma ação solidária para ajudar quem mais precisa. Pode ser na forma de presentes, roupas, alimentos, abrigo ou mesmo com a simples presença, uma companhia. A questão é que há diversas formas de ajudar e tornar o Natal de alguém mais especial.
Praticar a caridade nos traz alegria, renova nosso lado mais humano e nos permite contribuir para a construção de um mundo muito melhor.
Se você não conhece ninguém em situação de vulnerabilidade, ou não souber onde ajudar, procure algum grupo da sua cidade ou entre em contato com o Fundo Social de Solidariedade da prefeitura da sua cidade.
Gostou das nossas dicas sobre como curtir o Natal em família? Então leia também: Dicas para montar uma mini mala de viagem