O inverno está quase no fim, já é possível perceber os dias mais quentes e o sol muito mais presente do lado de fora da nossa janela. O que significa que está na hora de colocar o Projeto Verão no Modo On! Afinal, já faz um tempo que esperamos para deixar as pernocas de fora e aproveitar as tardes na piscina, não é mesmo?
Mas apesar da melhora nos índices de contágio causado pelo novo coronavírus, e a flexibilização da frequência nas academias e centros esportivos, algumas pessoas ainda preferem permanecer em casa. Então se você compartilha do mesmo pensamento, que tal criar um cronograma para entrar em forma sem sair de casa?
De acordo com o Ministério da Saúde, a prática frequente de exercícios físicos contribui para a manutenção da boa saúde física e mental, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e distúrbios psicológicos.
Mas durante a pandemia e o isolamento social, a prática de exercícios físicos se tornou fundamental. Afinal, os exercícios físicos também nos ajudam a reduzir o nível de gordura no sangue, fortalecer os órgãos vitais, melhorar a capacidade respiratória e impulsionar a nossa imunidade. Além de reduzir sintomas de ansiedade e depressão.
Precisa de mais motivos para te convencer a se exercitar? Que tal então a parte de que você pode fazer isso mesmo sem tirar o pijama?
Confira abaixo dicas valiosas de exercícios físicos para fazer em casa, que separamos para você deixar a preguiça de lado! Estar em movimento faz bem!
Exercícios físicos para fazer em casa
O primeiro passo é planejar a sua nova rotina de atividades físicas. Afinal, estar em casa hoje em dia não é mais sinônimo de folga. Com o home office e os cursos à distância, é possível passar o dia em casa e mesmo assim não ter muito tempo disponível.
Por isso, verifique sua agenda de compromissos e reserve uma hora do dia, pelo menos três vezes na semana, para encaixar a prática de exercícios. Pode ser logo no início da manhã, no finalzinho da tarde ou mesmo no meio do dia, caso sua agenda seja mais flexível.
Só tome cuidado para não praticar exercícios físicos muito perto da hora de dormir. Isso porque a carga de adrenalina liberada durante a atividade pode prejudicar seu sono e deixar seu corpo em estado de alerta.
Outro ponto importante também é reservar um local da casa onde você possa praticar com segurança e conforto. Pode ser na sala, no quarto, na varanda ou até mesmo no corredor. Tudo que você precisa é de um pouco de espaço e um colchonete ou tapete macio.
Ah, e não se esqueça de tomar uma boa xícara de café antes do treino. Afinal, o café acelera seu metabolismo, te deixa mais desperta e funciona como um tipo de termogênico natural.
Yoga
Uma prática muito antiga, a yoga é considerada um tipo de exercício psicofísico e que traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Com uma série de posturas conhecidas como asana (uma palavra em sânscrito para assento), a yoga permite praticar a concentração, melhorar a respiração e ter uma maior consciência corporal.
Há quem nem considere a prática de yoga como uma atividade física, mas é importante ressaltar que a yoga não só coloca seu corpo e mente em movimento de forma equilibrada, como também reduz os sintomas de ansiedade e depressão e, portanto, auxilia no emagrecimento.
Se você já está habituada com a prática da yoga, basta reservar um tempo durante o dia e um tapete para exercícios. Mas se você está começando agora, uma boa ideia é buscar opções de aulas online.
Pular corda
Quem nunca pulou corda na escola ou na rua de casa quando criança? Mas apesar de parecer uma brincadeira para a aula de educação física, pular corda é uma das atividades físicas que mais ajudam a fortalecer os músculos do corpo e queimar calorias.
Outra informação interessante é que o ato de pular corda é uma atividade naturalmente aeróbica. E o que isso significa? Que além de todos os ganhos musculares e a perda de gordura acumulada, você também pode fortalecer o seu coração, melhorar a circulação sanguínea e ainda aumentar a capacidade respiratória.
E tudo isso com uma atividade que, convenhamos, é muito divertida!
Não se preocupe também em correr para uma loja de artigos esportivos. Qualquer corda mais longa e pesada que você tiver em casa já serve!
Bambolê
Outra brincadeira de criança e muito popular entre as meninas, o bambolê. Muita gente duvida, mas o bambolê é uma das atividades físicas que mais ajuda a queimar calorias, além de contribuir para a definição dos músculos do abdômen, glúteos, pernas e braços.
O exercício, que consiste em manter o bambolê em movimento circular apenas com o movimento da cintura/coluna, trabalha a coordenação motora, a respiração e também o equilíbrio. De acordo com o portal Vitat, estudos indicam que praticar bambolê possa chegar a queimar 600 calorias em um treino de uma hora e meia
E se você morar com mais pessoas e quiser tornar essa atividade ainda mais divertida, que tal uma leve competição de quem mantém o bambolê em movimento por mais tempo?
Dança
Tão antiga quanto as primeiras civilizações, a dança tem sua origem datada há mais de dois mil anos a.C., ainda no Antigo Egito. Inicialmente como uma prática religiosa, as danças evoluíram e se tornaram hoje não só uma prática de atividade física, mas também um hobby.
Afinal, quem nunca saiu para dançar com os amigos ou ensaiou coreografias na escola? Dançar faz bem para o corpo e mente, ajuda a fortalecer os músculos do corpo inteiro, melhora a capacidade cardíaca e respiratória, melhora a consciência corporal, queima calorias e ainda deixa quem pratica muito mais feliz.
E a melhor parte: você pode praticar em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, em qualquer companhia e com ou sem música. Mas é claro que uma playlist de canções animadas pode te ajudar a ter mais energia!
Que tal colocar um fone sair dançando pela casa? Vale a pena já puxar os utensílios e dar aquela boa faxina no lugar!
Se você quiser transformar a dança em um formato de treino, alguns aplicativos e canais do YouTube fornecem coreografias simples e práticas para você ensaiar quantas vezes quiser.
Gostou de nossas dicas de exercícios físicos para fazer em casa? Então leia também: Maratona Netflix: confira nossas recomendações de filmes para assistir em casa