Na semana passada pudemos aproveitar os últimos dias do verão, antes do início da temporada de noites mais longas e temperaturas mais baixas. O outono mal chegou e já pudemos observar, em algumas cidades do país, uma quantidade bem maior de pessoas usando jaquetas nas ruas.
É muito comum sair de casa de manhã com um look e desejar ter escolhido outro no final da tarde. Afinal, aquela manhã fria pode esquentar rapidinho, assim como a tarde quente pode se transformar em uma noite razoavelmente gelada. Essa oscilação de temperatura é muito comum e acontece sempre nos períodos de mudança de estação.
Mas se você está, aos poucos, retomando sua antiga rotina e precisa sair de casa com ainda mais frequência, é importante saber como se vestir na mudança de estação. Ah, e essas dicas não funcionam apenas para quem passa um bom tempo fora de casa!
Afinal, quem nunca ficou na dúvida sobre como escolher os pijamas ou o homewear ideal para levar em uma viagem ou mesmo para ficar em casa?
Isso que ainda nem falamos sobre estampas e cores da estação! Mas essa parte vamos deixar para um próximo conteúdo, porque somos apaixonados por moda e temos muito o que dizer.
O que levar em consideração ao se vestir na mudança de estação
Se você está passando por todo aquele processo de guardar as roupas do verão e começar a tirar as peças mais quentes do fundo do guarda-roupa, saiba que todo mundo está passando por isso também. Os efeitos do outono vão chegando aos poucos, com uma manhã mais fria, uma noite mais gelada e, quando você menos percebe, a jaqueta já está pendurada na cadeira do seu escritório.
É assim com todas as mudanças de estação e faz parte do processo. As roupas de meia-estação, por exemplo, são ideais para momentos assim. Compostas principalmente por peças que já fazem parte da nossa rotina o ano inteiro, as roupas de meia estação são mais leves e permitem sobreposições.
Então, você pode usar uma regata básica mais levinha, mas que combine com uma jaqueta ou casaco fino. Assim como as calças básicas também dão mais conforto e segurança nos períodos mais amenos.
Ou seja, podemos apostar que você tem todas as peças que precisa dentro do seu armário. É só saber como combinar! E para isso trouxemos algumas dicas e inspirações. Confira!
Tenha sempre uma peça coringa por perto
Uma peça de roupa coringa é aquela blusa, calça ou saia que combina com absolutamente tudo, e que você pode usar na maioria dos locais e ocasiões. É basicamente aquela peça que, se combinada com diferentes elementos ou acessórios femininos, entrega um look novo, prático e democrático.
Geralmente, as peças coringas são aquelas roupas mais básicas do guarda-roupa. Em cores mais neutras, sem muitos detalhes e com cortes simples. No entanto, também é considerada uma peça coringa aquela que, com apenas um nó na lateral ou o uso de um cinto, fica completamente diferente.
Essas peças são essenciais para um armário de meia-estação, uma vez que você pode usá-las tanto sozinhas como em uma sobreposição.
Use e abuse das camisas de manga longa
Já conhecida por ser um elemento básico dos looks mais formais, a camisa de manga longa é o segredo para uma combinação mais elegante. No entanto, muito se engana quem pensa que é impossível combinar essa peça na composição do dia a dia.
Por ser um tipo de roupa mais leve, macia e bem fresquinha, as camisas de manga longa são perfeitas para um look de meia-estação. E se você quiser fugir um pouco daquele ar mais formal, basta combinar com um shorts ou uma saia mais curtos e despojados.
Uma boa ideia também, para dar um ar mais natural ao seu look, é usar sua camisa aberta, como sobreposição de uma peça mais básica. Assim você estará estilosa e muito confortável para aproveitar cada momento.
Invista em peças únicas
Se você é uma mulher mais prática e que prefere mil vezes um look de peça única, como vestidos e macacões, então é preciso considerar alguns atributos. Afinal, para se vestir na mudança de estação, você precisa lembrar que a oscilação do clima é muito frequente e que seu conforto deve vir em primeiro lugar.
Portanto, a peça escolhida deve ser leve e ao mesmo tempo ser capaz de te proteger em uma possível queda de temperatura. Quer um exemplo perfeito? Os modelos de camisão Ludka Homewear.
Ideais para climas mais amenos, os camisões também são peças muito confortáveis para se usar nos dias mais quentes, visto que seu material em algodão permite que a pele respire e dá uma sensação de roupa fresquinha.
E, apesar de não serem peças recomendadas para uso solo no inverno, já que seu objetivo não é proteger exclusivamente contra o frio, o camisão é definitivamente uma peça de meia-estação e a escolha certa para todo o outono.
Ah, as sobreposições <3
O que mais combina com outono e inverno do que as sobreposições? Além de trazer muito mais identidade ao seu look, as sobreposições te mantêm protegida e aquecida mesmo nos dias mais frios.
Já para se vestir na mudança de estação, que apresenta um clima mais ameno, nem tão quente e nem tão frio, recomendamos sobreposições mais leves, como casacos de tecido fino ou jaquetas jeans.
Para quem passa a maior parte do tempo em casa, seja focada nos estudos ou no trabalho, o roupão pode ser a escolha ideal para você. Afinal, nossos modelos de roupão têm modelagem mais ampla e soltinha, o que garante o conforto e movimento necessários para a realização de todas as atividades diárias.
Para quem tem o hábito de participar de chamadas de vídeo no home office, essa é a solução perfeita para sobrepor o conjunto de pijamas durante as reuniões.
Gostou das nossas dicas sobre como se vestir na mudança de estação? Então leia também: Acessório e homewear: como combinar
Ah, e se você é uma nova mamãe e busca mais conforto para o momento da amamentação, então precisa baixar um material gratuito com as nossas dicas!