Já se passaram muitos anos desde que as roupas não possuem um objetivo somente: o de nos proteger das condições do tempo, como o frio e a exposição solar.
Com o passar do tempo, e a evolução das sociedade moderna, a forma como nos vestimos representa quem nós somos, de onde viemos, nossas emoções e como sentimos em relação a nós mesmos.
Por isso, a moda tem uma ligação direta com a nossa autoestima. Neste post, vamos falar mais sobre como a nossa forma de se vestir afeta a nossa saúde mental.
Confira!
Autoestima: o que é?
Apesar de parecer óbvia, muitas pessoas não sabem, ou confundem, o que é autoestima.
Esse é um termo que se popularizou nas mídias, por conta dos movimentos contrários aos padrões de beleza. Eles valorizam a beleza natural das pessoas, ao mesmo tempo que ensinam, principalmente as mulheres, a se amarem mais.
O autocuidado e amor ao próprio corpo estão muito relacionados com esses movimentos, e autoestima é uma palavra que está constantemente relacionada com essa mudança de visão.

Por isso, muitas pessoas acabam confundindo a autoestima com a autoimagem, que é como nos vemos. Já a autoestima é o valor que nos damos, ou seja, o que você acha de si mesmo.
Ao contrário da autoimagem, a autoestima precisa ser construída com o tempo, e uma simples mudança de guarda-roupa não faz com que a pessoa mude completamente o pensamento sobre si mesma. Mas, já é um começo.
Você pode começar a trabalhar a sua autoestima a partir de algumas mudanças externas, como usar roupas que representem melhor a sua personalidade. Mas, esse aumento da autoestima também precisa vir com mudanças nos seus pensamentos em relação a quem você é, e o seu valor.
Como a moda pode ajudar a sua autoestima?
Se você não está muito feliz com o seu estilo no momento, e sua autoestima está bem lá embaixo, então uma mudança no seu guarda-roupas é o primeiro passo para dar um up na forma como você se enxerga.
Ainda que mudar o guarda-roupas não solucione todos os seus problemas, a mudança de aparência é uma forma de você iniciar o seu caminho na busca de autoconfiança. Já que as moda:
Permite que você expresse a sua personalidade
Sabe aquele sentimento quando você coloca uma roupa, e ela simplesmente te serve como uma luva? Não só em questão de tamanho, mas também em como ela te representa, mostra quem você é de verdade!
Essa é a experiência que você deve buscar com todas as roupas do seu guarda-roupas. As suas peças precisam refletir o que você é, e te ajudar na hora de se expressar e mostrar a sua individualidade. Dessa forma, é possível se sentir mais confiante e confortável com você mesma.
Ajuda na hora de modelar o seu corpo
A roupa do tamanho ideal proporciona mais conforto e segurança com o seu próprio corpo. Isso porque, quando usamos uma peça de um tamanho menor, não só ficamos inseguras porque ela está marcando os lugares errados, como também porque machuca e prende a nossa circulação.
Por isso, se você quer usar um cropped, não se prenda a ideia de que somente mulheres com a barriga chapadinha podem usar essa peça! Muito pelo contrário, o cropped é a roupa perfeita para destacar as suas curvas e criar um look sexy e feminino.
Tudo que você precisa fazer é encontrar uma peça que seja do tamanho ideal para o seu corpo. Não se esconda atrás de blusas e calças mais largas só para disfarçar as tais “imperfeições”. Você só vai se sentir mal no final das contas.
Vista algo que mostre o seu corpo como ele realmente é!
Traz mais motivação para o seu dia a dia
Para muitas pessoas, o momento de montar o look é um verdadeiro problema. Pode ser que isso aconteça porque você não se identifica com o seu guarda-roupas, fazendo com que você se sinta desconfortável com as suas peças.
Então, você acaba naquele círculo vicioso de usar as mesmas composições de sempre, consequentemente, te deixando insatisfeita com o seu estilo.

Por isso, é importante pensar muito na hora de comprar roupas novas, para que elas sejam uma forma de motivação na sua rotina. Acordar e pensar “o que eu vou vestir hoje?”, precisa ser animador, e não te deixar desesperada.
Por isso, evite comprar coisas que não vai usar; todas as suas roupas precisam ser “roupas de sair”. Para ficar em casa, existe o homewear, que são peças feitas exatamente para essa finalidade: ficar bonita e confortável no seu lar.
Vista-se da forma que você deseja se sentir. Quer mais confiança e poder? Aposte em alfaiataria, salto, um lenço ou gravata. Elegância é o seu alvo? Então, use acessórios em ouro amarelo! O poder está nos detalhes.
Enfim, a moda pode influenciar a nossa autoestima, mas é só o primeiro passo para causar grandes mudanças. Lembre-se de que você tem o seu valor, o qual vai muito além da sua aparência!
Leia também: Saiba quais alimentos não consumir antes de dormir