história do pijama

Pijama: da nobreza a até o home office

01/06/2022

Quem ama ficar de pijama, não quer nem imaginar como seriam suas vidas sem o conforto dessa peça. Com toda certeza, é uma delícia passar o dia com uma roupa de toque macio e com o caimento perfeito, mas você sabia que alguns séculos atrás, os pijamas nem existiam?

Pois, é!

O pijama é uma moda que se popularizou ao longo das décadas, porém foi graças a uma mulher determinada a mudar o mundo fashion que nós hoje podemos usar pijamas na rua.

Quer saber mais sobre a história do pijama e como ele ficou mega popular no home office? Então continue lendo este post.

História do pijama: como tudo começou

A palavra pijama tem origem hindu, que significa “cobertura para as pernas” ou “roupa para as pernas”. Quando ouvimos o significado do nome, logo pensamos em calças, certo?

Mas não é bem assim. Apesar do significado do nome, tanto os homens quanto as mulheres utilizavam um modelo de camisola que, normalmente, fazia conjunto com uma toca.

Além disso, infelizmente não eram todas as pessoas que tinham condições financeiras para  ter roupas para dormir: o pijama era um item de luxo entre as classes mais altas, ou seja, os ricos e os nobres.

Com o passar do tempo, os pijamas femininos começaram a tomar outras formas e ganharam tecidos mais nobres como a seda. 

Já as “camisolas masculinas” deixaram de ser tão longas e viraram uma somente uma camisa que era usada com uma calça. Um pouco mais parecido com o que temos hoje! 

Como o pijama foi parar nas ruas?

Chegamos ao século XX e Coco Chanel está causando no mundo da moda com os seus designs autênticos e ideias modernas.

Para quem não conhece a história da criadora da marca Chanel, Coco foi a primeira estilista a fazer calças femininas quando elas ainda eram uma vestimenta extremamente masculinizada. O que gerou muita polêmica na época.

Além disso, os pijamas também fizeram grande parte nas coleções da estilista. Ela utilizou os moldes mais larguinhos, tecidos frescos para montar suas peças de roupas. Dessa forma, promovendo mais conforto e liberdade de movimentos para as mulheres da época.

As calças de pijamas eram tão confortáveis que muitas das mulheres das classes mais altas, passaram a usar os modelos no dia a dia.

Aliás, só por curiosidade: a ilha de Lido, em Veneza, ficou reconhecida por muitos anos como a praia do sol e dos pijamas por conta dos modelos de Coco Chanel, que foram febre entre as mulheres ricas da época.

Era muito comum encontrar turistas da socialite andando pela ilha, frequentando festas ou tomando um sol na praia usando roupas que estavam associadas com a hora de dormir.

Leia também: Como usar o homewear na praia

história do pijama
Mulheres usando calças de pijama de Coco Chanel, Getty Images

E como usamos os pijamas hoje em dia?

Muita coisa mudou desde que Coco Chanel abalou as estruturas da moda na década de 20. Hoje em dia é bem mais fácil e acessível encontrar um pijama para sair na rua e ou simplesmente ficar em casa.

Além disso, precisamos destacar que muitas pessoas buscaram roupas mais confortáveis para poder trabalhar em casa. Por isso, os pijamas mais bonitos e que são feitos de materiais delicados na pele, ganharam força durante a pandemia de COVID-19.

Dessa forma, não é preciso se preocupar em trocar de roupa toda vez que tiver uma reunião por vídeo chamada, ou precisar sair para resolver uns assuntos fora de casa. Basta fazer algumas alterações e acrescentar acessórios e você está pronta para a rua!

Quer saber mais sobre como usar o pijama na rua? Então continue lendo as nossas dicas aqui no blog!

Leia também: Pijamas femininos: como escolher o que mais combina com você

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *