O verão já está quase chegando, e com ele vem as férias coletivas do escritório, férias da faculdade, férias das crianças e uma infinidade de destinos para viajar. Com o avanço da vacinação e a redução nos casos de contaminação por Covid-19, já está todo mundo se preparando para pegar a estrada nos próximos meses.
Mas dependendo do destino ou do ambiente onde ficaremos hospedados, nem sempre dá para levar aquela baita mala com todas as novas roupas preferidas e acessórios indispensáveis. Para quem vai viajar de carro ou de avião, a situação é a mesma! Menos é sempre mais.
Mas o que fazer então para não deixar nada para trás ou sentir falta de algum item durante a viagem? A resposta é bem simples: basta saber exatamente o que precisará e se organizar da melhor forma. É super possível montar uma mini mala com tudo e mais um pouco.
Quer saber como? Continue lendo este post e confira!
Guia rápido de como montar a mini mala de viagem
A primeira coisa que você precisa se lembrar, ao montar sua mini mala, é que o objetivo é poupar espaço e facilitar o transporte das suas roupas, acessórios e cosméticos. Por isso, nada de separar o guarda-roupa todo para a viagem, combinado?
A mini mala também é ideal para viagens mais curtas ou para lugares onde você comprará o resto que precisar. Então se você terá uma longa estadia ou não quer gastar muito, talvez seja melhor trocar por uma mala um pouco maior e levar tudo que precisa.
Mas vamos às dicas de como montar a mini mala de viagem de forma organizada e completa. Descubra abaixo!
1. Crie um cronograma de viagem
O que um cronograma de viagem tem a ver com a organização da mala? Absolutamente tudo! Afinal, como você vai saber o que precisa levar se não souber exatamente para onde está indo, quais lugares visitará e qual é o dress code de cada ambiente?
Ter um cronograma de viagens te ajuda a definir quantas peças de roupa você deverá levar, qual tipo e estilo, além dos acessórios necessários e outros cosméticos. Por exemplo, se você pretende ir à praia por uma semana, será necessário mais de um par de biquíni e protetor solar.
Mas se você vai para uma reunião de negócios que terminará em um jantar formal, já pode caprichar no look de ambas as ocasiões.
2. Comece pelas peças mais básicas
E o que seriam as peças mais básicas? De uma forma geral, aquilo que você usa diariamente, independentemente da situação. Por exemplo, a lingerie, blusas, shorts ou calças para ficar em casa e os pijamas. Não importa para onde você vai, essas peças são obrigatórias na sua mala.
Leve também um par de chinelos, meias, um kit de maquiagem básica, produtos de higiene pessoal e, se for ficar em uma casa ou apartamento alugados, não se esqueça das toalhas e outros itens de uso doméstico. E se tudo isso não couber na sua mini mala, então você pode aproveitar as bags ou até mesmo trocar por uma mala maior.
Lembre-se: você pode até levar uma quantidade de peças suficientes para a quantidade de dias fora, mas sempre leve dois ou três itens de reserva.
3. Monte seus looks com antecedência e faça combinações
Uma dica bacana é, antes de separar as peças de roupa para a mini mala, criar combinações para usar durante a viagem. Por exemplo, se você vai passar todo o tempo da viagem com outras pessoas, talvez se sinta incomodada de usar a mesma peça mais de uma vez.
Entretanto, você pode combinar a mesma peça em diferentes looks e criar um conjunto completamente novo. Por exemplo, uma blusa branca básica pode ser usada com uma saia jeans, debaixo de um macacão jardineiro ou sob um coletinho.
Já a calça jeans de cor sóbria e sem muitos detalhes, como a cor preta ou branca, pode ser usada por mais de uma vez se combinada com blusas diferentes. O mesmo pode ser aplicado para a saia e o shorts.
Às vezes, basta um acessório para transformar o look completamente e ninguém perceber que aquela mesma peça de roupa foi usada no dia anterior. O mesmo funciona para os sapatos, que podem ser repetidos sem misericórdia.
4. Organize suas roupas em pequenos rolinhos
Se você já colocou essa dica em prática, sabe que super funciona. Além de poupar muito espaço na sua mini mala, ainda deixa suas roupas livres de amassados e marquinhas de dobras.
E essa técnica não é exclusiva para a mala de viagem, sabia? Muitas personal organizers recomendam adotar a organização de rolinhos também nas gavetas das cômodas e do guarda-roupas. Se você tiver mais dificuldade em deixá-las ordenadas, pode contar com a ajuda de pequenas colmeias plásticas.
Assim você consegue separar as pequenas peças umas das outras, facilitando na hora de procurar.
Se você não tiver colmeias plásticas em casa, pode usar também as bags da Ludka para separar suas peças íntimas e meias das demais peças de roupa.
5. Coloque por cima aquilo que você mais usa
E, por último, uma das dicas mais conhecidas de todas: deixe no topo da mala aquelas peças que você mais usa ou que usará primeiro. Por exemplo, se você viajou o dia todo e chegará no hotel apenas para dormir na primeira noite, deixe por cima seus pijamas, chinelos e peças de roupa íntima.
Isso porque são as primeiras peças que você precisará, então não faz sentido deixar no fundo da mala, não é? Já pensou ter que tirar tudo só para alcançar uma blusa ou calça? Os riscos de amassar as roupas e fazer uma bagunça no quarto são enormes.
O que deixar no fundo da mala então? Basicamente aquelas peças “de emergência” ou aquilo que você usará no último dia de viagem.
Gostou das nossas dicas sobre como montar uma mini mala? Então leia também: Pijama na rua: dicas de como usar
Ah, e não se esqueça de conferir a nossa categoria de Bolsa e Bag e já comece a fazer a sua mala!
Alguma mamãe de plantão por aí?
Se você é mamãe de primeira viagem ou conhece alguém que está passando por essa incrível experiência da maternidade, temos um recado para você: nosso e-book sobre dicas para o momento da amamentação já está disponível para download gratuito. Confira!