A hora de dormir é sagrada, pois é momento que você descansa o corpo e sua mente. Por conta disso, você deve estar o mais confortável possível para que o seu sono seja profundo e sem interrupções.
Mas, quando dizemos conforto não estamos só falando do pijama que você usa ou do colchão onde você dorme. Isso também está relacionado aos seus cabelos e se você os deixa soltos ou não.
Muitas pessoas possuem dúvidas em relação a esse assunto (se pode ou não dormir com o cabelo preso), consequentemente, fazendo com que diversos conteúdos sejam publicados na internet. Muitas dessas informações muitas vezes se contradizem, o que pode te deixar bem mais confuso do que antes.
Por isso, preparamos esse post para esclarecer de uma vez qual é o melhor jeito de dormir: com o cabelo preso ou solto?
Confira!
Pode dormir de cabelo preso?
Ainda que algumas mulheres defendam com unhas e dentes que não podem, de forma alguma, dormir com o cabelo preso, existem outras que não dispensam o uso dos scrunchies na hora de manter o cabelo no lugar durante a noite. Essa é uma discussão bem longa e ambos os lados possuem argumentos bem fortes para defender suas causas.
De um lado, temos especialistas que afirmam que o movimento da sua cabeça durante a noite, causa um atrito entre o lacinho e o cabelo. Assim, levando ao enfraquecimento e consequentemente a quebra dos fios. Esses fios quebrados ficam todos arrepiados e deixam o cabelo com um aspecto desgrenhado.
Porém, do outro lado, temos especialistas que rebatem os argumentos, dizendo que isso só acontece quando o scrunchie fica muito apertado no coque ou no rabo de cavalo. Aliás, isso pode acontecer até mesmo durante o dia, sem a movimentação durante a noite. Um penteado com um laço muito forte pode levar à quebra dos fios, especialmente se eles já estiverem danificados.
Para evitar que isso aconteça, o segredo é bem simples: basta prender o cabelo, mas com cuidado de forma a deixar as madeixas mais soltinhas. Resumidamente, você precisa deixar o penteado bem frouxo.
Leia também: Pijama na rua: dicas de como usar
Cuidados com o cabelo antes de dormir
Da mesma forma que você precisa retirar a sua maquiagem e fazer a sua rotina de skin care antes de ir para cama, o seu cabelo também precisa de cuidados especiais antes que você caia no sono.
Durante a noite, a nossa regeneração celular é completa: tanto pele, quanto unhas e cabelo ficam melhores com noites bem dormidas de sono. Agora, imagina investir em uma rotina de tratamento para os seus cabelos para que eles amanheçam mais brilhantes e sem frizz?
Para que você consiga esse efeito para o seus cabelos, você pode fazer, por exemplo:
Penteie as madeixas antes de ir para cama
Essa primeira dica é só para quem tem cabelos lisos ou ondulados. Já que pentear os cabelos enrolados quando estão secos, pode desmanchar a curvatura dos cachos, além de deixá-los muito armados.
É interessante começar penteando os fios para que eles não fiquem embaraçados demais no outro dia. Com os cabelos completamente desembaraçados, você está um passo à frente na prevenção contra os nós que podem se formar durante a noite, por conta da movimentação. Quando mais embaraçado o cabelo estiver, mais difícil será para pentear e mais quebras de fios você terá.
Além disso, a escovação ajudará a oleosidade natural do couro cabeludo a descer para os fios, garantindo mais brilho com a hidratação natural.
Use óleos naturais e cremes de tratamento noturno para hidratar os fios
Se para você é complicado cuidar dos fios logo pela manhã ao acordar, então é uma boa ideia começar esses cuidados antes de ir para cama. Existem diversos tratamentos que são específicos para a noite, dessa forma, quando você acorda, os seus fios estão com um movimento e brilhos naturais.
Caso você não queira investir em produtos específicos para esse tipo de tratamento, o óleo de coco é uma ótima opção para todos os tipos de cabelo, tanto de texturas, quanto para níveis de oleosidade. Esse processo, conhecido como umectação noturna, serve para deixar o cabelo menos ressecado e repor os nutrientes nos fios.
Use uma fronha adequada
Além de passar os produtos para deixar o cabelo mais hidratado, uma outra coisa que você pode fazer é investir em uma fronha certa para o travesseiro.
Se você já não tiver uma touca de cetim, uma fronha feita com esse material, é a forma perfeita para evitar que o cabelo acorde no outro dia todo frizado. Isso ocorre pois o cetim diminui o atrito entre o seu cabelo e o tecido.
Prenda o cabelo com os scrunchies
Por fim, uma outra forma de deixar o seu cabelo perfeito para o dia seguinte, é usando os scrunchies para prender os fios. Como já comentamos, esse penteado não pode estar preso com muita força, portanto, use somente o scrunchie sem dar várias voltas no lacinho.
Você pode apostar em coques abacaxi – caso o seu cabelo seja enrolado -, ou em rabos de cavalo mais baixos se o seu cabelo for curto. Mas, de qualquer forma o seu cabelo precisa estar preso de uma forma que seja confortável para você, sem que nada fique puxando ou machucando a sua raiz.
Leia mais: Como cuidar da pele em casa: dicas práticas e econômicas
Alguma mamãe de plantão por aí?
Se você é mamãe de primeira viagem ou conhece alguém que está passando por essa incrível experiência da maternidade, temos um recado para você: nosso e-book sobre dicas para o momento da amamentação já está disponível para download gratuito. Confira!