Diz aí pra gente se tem coisa melhor do que simplesmente ficar em casa, curtir nossa playlist favorita e relaxar? Depois que nos acostumamos com uma rotina caseira, é tudo o que mais queremos. Hoje em dia é possível trabalhar em casa, estudar em casa, se exercitar em casa e até mesmo cuidar da pele em casa.
E tudo isso sem nem tirar o nosso pijama favorito que combina com aquele par de chinelos super confortáveis. É bem provável que você esteja lendo este conteúdo enquanto está em casa, não é? E se não estiver, garanto que não vê a hora de voltar!
Deixamos aqui no blog uma série de conteúdos com dicas incríveis de como fazer absolutamente tudo sem sair de casa. E a dica de hoje é sobre como cuidar da pele em casa e manter aquela aparência muito mais saudável e radiante de quando acabamos de sair de um spa!
Quer saber como? Então continue lendo este conteúdo e confira!
Dicas de como cuidar da pele em casa
1. Reserve um tempo para você
Sabe aquela cena típica de seriado de TV, em que as pessoas trabalham, cozinham ou limpam a casa com uma máscara hidratante no rosto? Deixe essa cena para as telinhas. Sabemos que são muitas as tarefas do dia a dia, mas é preciso relaxar e reservar um tempo para você.
Então, já reserve na sua agenda um dia da semana para os cuidados pessoais. Se for preciso, adiante suas tarefas no dia anterior, deixe a refeição pronta com antecedência, coloque o celular no silencioso e desligue o computador. Nada de distrações e focos de estresse.
Esse é o seu momento! Aproveite!
2. Coloque uma roupa confortável e escolha um local tranquilo
O objetivo aqui é ficar ainda mais bonita e, é claro, relaxar. Então que tal tirar aquela roupa apertada do trabalho e vestir suas roupas preferidas de ficar em casa? Ah, e não se esqueça que você vai precisar de uma toalha seca e macia!
Você pode escolher qualquer lugar da casa que seja mais confortável e tranquilo, porém recomendados que você organize o banheiro para o ritual de beleza. Isso porque você vai precisar de uma bancada para deixar seus produtos, além de um local para lavar o rosto e as mãos.
Evite locais com tapete ou outros utensílios que não podem ser molhados.
3. Avalie sua própria pele
Antes de definir um cronograma para cuidar da pele em casa ou comprar os produtos na loja de cosméticos, você precisa saber qual é o seu tipo de pele. Isso mesmo, nem todas as peles são iguais e podem ser tratadas da mesma forma.
Se você nunca consultou um médico especialista, como o dermatologista, então talvez possa começar por aqui. Isso porque o médico será capaz de identificar características da sua pele que exigem atenção, como excesso de oleosidade ou pele muito seca, além do excesso de espinhas ou pequenas fissuras causadas por fatores externos.
Com base em uma avaliação clínica, você será orientado sobre quais produto deve ou não usar, quais compostos químicos evitar e quais as melhores formas de hidratar a pele.
É possível também que o médico recomende produtos para cuidados com a pele específicos e de marcas especialistas no tratamento.
Planejar um cronograma de cuidados com a pele sem conhecer suas próprias particularidades, podem causar sérios prejuízos para a saúde a longo prazo. Por isso, nada de fugir da avaliação médica!
4. Limpe bem a sua pele
Antes de qualquer coisa, é preciso garantir que sua pele esteja bem limpa. Para isso, você pode contar com sabonetes de limpeza profunda ou antibacterianos, além da água micelar. Se você usa maquiagem diariamente, limpe a pele cuidadosamente com o auxílio de um demaquilante, até perceber que todo o produto foi removido.
Se for possível, lave o rosto com água quente ou morna. O calor da água ajuda a abrir os poros do rosto, o que torna a limpeza mais eficiente e ajuda a remover impurezas acumuladas.
5. Faça uma esfoliação
Pelo menos uma vez na semana, faça uma boa esfoliação na pele. Essa técnica ajuda a eliminar as células mortas, acelerando a renovação celular e deixando a sua pele muito mais macia e radiante. Você pode contar com a ajuda de um sabonete ou gel esfoliante ou, se quiser reaproveitar materiais orgânicos, pode usar a borra do café.
Misture a borra do café em um pouco de leite, mel ou iogurte natural e massageie toda a superfície da pele. Só tome cuidado para não exceder a pressão e acabar machucando a pele, tudo bem?
Após a esfoliação, lave o rosto abundantemente até perceber que todo o produto foi removido e que sua pele está totalmente limpa. Seque delicadamente com uma toalha macia, para não irritar a pele que já está sensível.
6. Hidrate a sua pele
Todos os dias. Isso mesmo. A hidratação da pele deve ser feita diariamente, mas principalmente após a exposição da pele a algum tratamento estético, à incidência direta de luz do sol ou à esfoliação.
Então logo após esfoliar e limpar a pele, invista em um bom creme ou gel hidratante. Aqui vale a pena buscar por fórmulas adequadas ao seu tipo de pele. Isso porque se você tem uma pele mais oleosa, por exemplo, alguns tipos de hidratante podem piorar o quadro.
Da mesma forma, para quem tem a pele muito ressecada, um hidratante com óleos pode ser a opção ideal. Então avalie cuidadosamente as recomendações do rótulo.
Se você quiser economizar na compra de hidratantes ou não gostar muito de produtos industrializados, existem algumas receitinhas de hidratantes naturais para fazer em casa. Entre eles estão o iogurte, que já citamos no item anterior e a aloe vera, ou babosa, que pode ser encontrada no quintal de casa.
7. Remova cravos e espinhas
Poucos impulsos são tão incontroláveis quanto a vontade de apertar aquele cravo ou espinha evidente na nossa pele, não é? E muito se engana quem pensa quem cravos e espinhas ficam apenas no rosto. Muita gente sofre com a incidência dessas pequenas inflamações também nas costas e nos braços.
Mas apesar da vontade de apertar e limpar a pele, essa nem sempre é uma prática recomendável e faz com que os dermatologistas e esteticistas queiram arrancar os cabelos. E por quê? Além de deixar manchas e pequenas cicatrizes na pele, os cravos e espinhas podem virar machucados e inflamar com muita facilidade.
Então usar as pontas dos dedos e unhas jamais, combinado? Se você não aguentar mesmo e não puder buscar um esteticista, então conte com o auxílio de removedores de cravos plásticos ou de inox, que podem ser higienizados e esterilizados antes e após o uso.
Isso não impede aquelas marquinhas incômodas na pele, mas pelo menos reduz os riscos de infecções.
Para ajudar na remoção, deixe uma toalha ou lenço úmido e quente sobre a pele. Isso ajuda a abrir os poros, facilitando a expulsão e remoção dos cravos. Depois de tirar o excesso, você pode contar com a ajuda de um gel esfoliante para remover o que ainda ficou.
Dica extra: use protetor solar mesmo em casa
Você já ouviu essa dica de um médico dermatologista ou de uma esteticista? Achou estranho? Isso porque estamos tão acostumados a usar protetor solar para ambientes externos, que nos esquecemos que o produto pode proteger nossa pele também dos efeitos da radiação de lâmpadas e eletrodomésticos.
Então mesmo que não pretenda sair de casa, o protetor solar deve estar sempre em mãos logo pela manhã.
Gostou de nossas dicas de como cuidar da pele em casa? Então leia também: Maratona Netflix: confira nossas recomendações de filmes para assistir em casa