Às vezes bate aquela fominha antes de dormir e você corre para a cozinha atrás de um snack rápido para sossegar o estômago.
Mas, não é qualquer comida que cai bem como um snack de noite, isso porque alguns alimentos levam mais tempo para fazer digestão do que outros.
Por isso, é importante que você saiba escolher muito bem o que vai comer antes de dormir. Para te ajudar com essa escolha, listamos quais são os melhores snacks noturnos e quais alimentos não consumir antes de dormir.
Confira!
Afinal, podemos comer antes de dormir?
Existe muita controvérsia em relação se podemos comer antes de ir comer ou não. Para algumas pessoas, jantar e ir direto para cama não faz nenhuma diferença; elas ainda conseguem dormir tranquilamente, sem sentir aquele peso no estômago. Porém, muitos estudos apontam exatamente o contrário.
Comer muito antes de se deitar, de acordo com pesquisas médicas, não só pode prejudicar o sono como também pode contribuir para a obesidade. Principalmente o consumo de carboidratos considerados ruins, isto é, aqueles feitos com farinha branca.
No entanto, outras pesquisas apontam que comer os alimentos certos antes de ir para cama até contribuem para o sono. Como por exemplo:
Banana: essa fruta é rica em dois minerais que trazem diversos benefícios para o nosso sono, o magnésio e o potássio.
Whey Protein: muitas pessoas usam os suplementos alimentares para o ganho de massa muscular. Mas, tomar um shake proteico antes de dormir ajuda a saciar a fome e também aumenta a restauração muscular. Principalmente se você faz atividades físicas no final da tarde.
Mingau de aveia: além de ser muito saboroso, o mingua de aveia quentinho também promove a produção de melatonina, o hormônio do sono.
Frutas: não só a banana, mas também outras frutas cítricas como o abacaxi, a laranja e o kiwi, ajudam a manter o sono em dia. Pesquisas mostram que o consumo dessas frutas antes de dormir, faz com que a produção de melatonina aumente após duas horas. Então, é interessante apostar no consumo do suco ou na fruta in natura, pelo menos, uma hora antes de ir para cama.
Castanhas e sementes: as oleaginosas in natura e sem sal possuem um composto que promove a produção de melatonina e serotonina no organismo.
Uma dica: dá para usar todos os alimentos de uma vez! Um mingau de aveia fica uma delícia com banana e algumas castanhas para acompanhar. Use o leite de amêndoas, se possível, já que ele também é rico em magnésio.

O que não consumir antes de dormir?
Agora que você já sabe como montar um snack saudável para melhorar a qualidade do seu sono, vamos ver quais alimentos não consumir antes de dormir.
Carboidratos: pães, bolachas, doces e bolos. Esses são alguns dos alimentos com os carboidratos considerados ruins, ou seja, que são pobres em nutrientes e ainda promovem o ganho de gordura. Além disso, eles possuem muito açúcar, o que leva a diminuição do tempo do sono, já que o açúcar dá mais energia.
Frituras e comidas apimentadas: esses alimentos definitivamente não combinam com um sono saudável já que pesam no estômago e aumentam as chances de refluxo.
Bebidas cafeinadas: café, alguns tipos de chá e bebidas energéticas contém altos níveis de cafeína. E como vocês já sabem, esse é um estimulante natural, dessa forma, impactando a qualidade do nosso sono. Por isso, deixe essas bebidas para o dia.

Uma dieta saudável, rica em fibras e nutrientes, ajuda a melhorar a qualidade do seu sono. É claro que você não deve ir para cama com fome. Mas também não pode abusar das comidas mais calóricas para satisfazer a sua necessidade. Afinal, não podemos recuperar as horas não dormidas de sono! E noite mal dormidas, oferecem dias menos produtivos.
Além de uma dieta saudável, é importante ter uma rotina que ofereça mais relaxamento para induzir o seu corpo ao sono. Então, coloque o seu pijama, desligue o seu celular pelo menos uma hora antes de dormir, tome um chá de camomila e leia um livro. Assim, você se sente mais relaxada e seu corpo pronto para entrar no reino dos sonhos.
Leia também: É hora de dormir: saiba mitos e verdades sobre o sono