Existem muitas controvérsias quando o assunto é sono e dormir bem. Apesar de hoje as desinformações ganharem força por conta da internet, temos algumas crenças que carregamos conosco por conta de histórias que eram passadas de boca a boca até se tornarem realidade.
Por isso, fica difícil saber em quais informações confiar. Para acabar de vez com as dúvidas, buscamos diversas fontes científicas que vão esclarecer quais são os mitos e verdades sobre o sono. Portanto, coloque o seu pijama e continue lendo este post!
Mitos e verdade sobre o sono
1. O nosso corpo se acostuma a dormir menos
MITO.
Dizer que o seu corpo se acostuma com menos horas de sono é um grande equívoco. Ainda que uma pessoa não apresente sintomas imediatos, após semanas de sono restrito, uma pessoa pode desenvolver diversas doenças em um futuro próximo.
De acordo o Instituto Americano de Distúrbios Neurológicos, os estudos revelaram que além do cansaço durante o dia, as pessoas que dormem pouco apresentam problemas de memória, tomada de decisão rápida e falta de criatividade.
Você pode até pensar que isso pode ser resolvido com uma xícara de café ou duas ao longo do dia, mas os problemas não param por aí.
Os pesquisadores também descobriram que essas pessoas ficam mais vulneráveis a doenças cardíacas, disfunção hormonal e imunológica, consequentemente aumentando os riscos de infecções e doenças causadas por vírus.

2. Dormir pouco engorda
VERDADE.
De fato, quem troca o dia pela noite está predisposto a engordar, o que pode ser um grande problema para as pessoas que seguem uma dieta focada no emagrecimento.
Mas não é exatamente ficar sem dormir que vai levar ao aumento de peso. Vamos explicar: uma pessoa que não dorme ou dorme poucas horas por dia, faz com que as pessoas sintam mais fome e busquem por alimentos mais calóricos que oferecem energia rapidamente. Isso de acordo com um estudo realizado pelo departamento de Obesidade da Abran.
Além disso, durante o nosso sono ocorre a regularização dos nossos hormônios e dois deles são importantíssimos para a manter a saciedade e controlar o apetite: a leptina e a grelina. Sem o sono, esses hormônios são liberados de forma desregulada.
Dessa forma, sem dormir sentimos mais fome, consumimos mais calorias do que as indicadas diariamente e, consequentemente, engordamos.
3. Qualidade do sono é melhor do que horas dormidas
MITO.
Na realidade, os dois são igualmente importantes.
Você já deve ter ouvido falar que é importante dormir pelo menos oito horas por dia para que o seu corpo e mente se recuperem completamente. Isso é verdade, uma pessoa adulta precisa de entre sete a nove horas do sono para se recompor.
Porém, tão importante quanto as horas dormidas é a qualidade desse descanso. De nada adiantam oito horas de um sono fragmentado e de má qualidade. Uma vez que essas interrupções afetam o ciclo do sono evitam que você chegue ao estágio onde o seu cérebro realmente se recarrega.
Só para você entender melhor, os adultos demoram em média 90 minutos para chegar a fase mais importante do sono, a REM (Rapid Eye Movement). Ainda que essa fase ocorra diversas vezes em uma noite, um sono picado dificulta esse alcance.
4. Se você não consegue dormir, é só ficar na cama de olhos fechados até adormecer
MITO.
Ficar revirando na cama, esperando que o sono venha não é uma boa opção se você quer realmente descansar. Uma vez que você ainda está agitado demais para dormir, é preciso fazer com que seu corpo e mente entrem nessa vibe mais calma.
Como fazer isso? Evitar coisas que estimulem o seu pensamento, como por exemplo, usar o celular antes de ir para cama. Estudos já provaram que é necessário deixar o seu smartphone de lado pelo menos uma hora antes de deitar.
Para entrar em um estado mais relaxante, leia um livro e beba um chá noturno (camomila, melissa, erva-doce são ótimos para acalmar o corpo). Dessa forma, o seu organismo já entende que é hora de descansar e começa o processo de relaxamento.

5. Você precisa dormir em um ambiente completamente escuro
VERDADE.
Sabe aquela luzinha do banheiro que você sempre esquece acessa e acaba deixando o quarto mais claro? Pois é, isso não pode mais acontecer!
Em primeiro lugar porque você poupa energia. Em segundo, porque o ambiente em que dormimos precisa estar em absoluto escuro!
Televisão ligada, despertador digital, qualquer coisa que emita um pouco de luz pode afetar o seu sono. Isso porque a luz impede que o nosso corpo produza a melatonina, que é um hormônio responsável pela manutenção do sono.
Sem esse hormônio, nosso corpo passa menos tempo na fase REM, afetando diretamente o nosso descanso.
Quer saber mais sobre os mitos e verdades sobre o sono? Então continue lendo o blog da Ludka Homewear!
Leia mais: Você sabe a importância do sono para a saúde? Confira!